Arroz de Carreteiro
Buenas,
Depois de muito procurar uma peça de charque em SP e não encontrar, consegui trazer do RS na minha ultima viagem. Enchi minha mala com cerca de 5kg.
Por favor, não se enganem comprando carne seca ou mesmo o charque embalado a vácuo em redes de supermercado. Não é a mesma coisa.
O Arroz de Carreteiro é tão típico como o churrasco. Sua origem é simples como o seu preparo. Os peões que levavam as tropas de gado usavam o charque (carne salgada) em suas idas e vindas, como alimento não perecível, e junto com o arroz abundante na região sul, preparavam essa refeição tradicional
Pessoalmente considero o Carreteiro original o que leva na receita apenas arroz, charque, cebola e alho como segue.
Ingredientes:
- Uma xícara de arroz
- Uma cebola grande
- Um dente de alho
- 200gramas de charque
De pronto lave o charque e corte em pedaços para retirar o sal.
Deixe uma hora de molho, trocando a água a cada 20 min mais ou menos. A primeira vista o charque pode parecer um pouco feio, fica tranqüilo que o gosto vai compensar.
Após “desalgar” a carne, pique em pequenos pedaços. Aqui os ingredientes prontos para ir ao fogo, e o mate acompanhando sempre.
Maravilha, ao fogo com um pouco de oliva refogue a cebola e alho até começar a dourar, assim como no Arroz Ovelheiro. Aproveita e já coloca água na chaleira, vai ser necessário para cozinhar o arroz.
Esse é o melhor momento, começamos a sentir o cheiro de comida feita em casa. Mete o charque picado e vamos dar uma boa fritada nele.
Que fome!!!! Falta pouco, quando o charque tiver pegando uma cor mais dourada adiciona o arroz e água. É só cozinhar o arroz. (Confesso que esqueci de tirar a foto após colocar o arroz, é que a gula tava maior).
Detalhe, nada de ficar mexendo o Carreteiro enquanto ta cozinhando, deixa ele parado e vai tomar um mate, só experimentar vez ou outra para verificar o cozimento do arroz.
Após aproximadamente 15 min cozinhando ta pronto, larga uma salsinha fresca para temperar.
Sou suspeito para comentar, mas esse prato é de um sabor único, um aroma maravilhoso. A frase que sempre vem em mente: “Saudades do Rio Grande“
Grande abraço aos amigos,
Obrigado!!!
Imprimir artigo | Este artigo foi escrito por bassani em fevereiro 4, 2011 às 7:55 am, e está arquivado em Arroz, Charque. Siga quaisquer respostas a este artigo através do RSS 2.0. Você pode pular para o final e deixar uma resposta. Pinging não está autorizado no momento. |
há 9 anos atrás
Show de bola esta receita! eu recomendo!
há 9 anos atrás
Que beleza! Parabéns, excelente idéia, o carreteiro de charque eu arrisco fazer com esta receita simples e que realmente fica muito bom. Taí a culinária campeira se espalhando pelo mundo.
há 9 anos atrás
Feito ontem.. apenas substituindo o charque por sobra de churrasco!!!
Mto bom!!
há 9 anos atrás
Ai sim,
Não tem como ficar ruim, ainda mais com carne de churrasco.
Forte abraço pro amigo.
Obrigado
há 8 anos atrás
Volta e meia faço um “Arroz de carreteiro” ou simplesmente Carreteiro. Parabéns pela receita! Tá buenaço, chê!
há 8 anos atrás
Olá Pedro,
Essa receita é de lamber os beiços.
Valeu pela visita.
Abraços
há 6 anos atrás
Esse site e9 otimo , eu estava puieqssando essas comidas para fazer um trabalho da escola e eu estava a procura de um site como este. Parabe9ns seu site e9 10. VITORIA 10 ANOS
há 6 anos atrás
Que bom que gostou Vitoria!
Estamos muito felizes de ter uma garota estudiosa e interessada como você fazendo parte do nosso site!
Um abração!