Buenas,

Depois de muito procurar uma peça de charque em SP e não encontrar, consegui trazer do RS na minha ultima viagem. Enchi minha mala com cerca de 5kg.

Por favor, não se enganem comprando carne seca ou mesmo o charque embalado a vácuo em redes de supermercado. Não é a mesma coisa.

O Arroz de Carreteiro é tão típico como o churrasco. Sua origem é simples como o seu preparo. Os peões que levavam as tropas de gado usavam o charque (carne salgada) em suas idas e vindas, como alimento não perecível, e junto com o arroz abundante na região sul, preparavam essa refeição tradicional

Pessoalmente considero o Carreteiro original o que leva na receita apenas arroz, charque, cebola e alho como segue.

Ingredientes:

  • Uma xícara de arroz
  • Uma cebola grande
  • Um dente de alho
  • 200gramas de charque

De pronto lave o charque e corte em pedaços para retirar o sal.

Deixe uma hora de molho, trocando a água a cada 20 min mais ou menos. A primeira vista o charque pode parecer um pouco feio, fica tranqüilo que o gosto vai compensar.

Após “desalgar” a carne, pique em pequenos pedaços. Aqui os ingredientes prontos para ir ao fogo, e o mate acompanhando sempre.

Maravilha, ao fogo com um pouco de oliva refogue a cebola e alho até começar a dourar, assim como no Arroz Ovelheiro. Aproveita e já coloca água na chaleira, vai ser necessário para cozinhar o arroz.

Esse é o melhor momento, começamos a sentir o cheiro de comida feita em casa. Mete o charque picado e vamos dar uma boa fritada nele.

Que fome!!!! Falta pouco, quando o charque tiver pegando uma cor mais dourada adiciona o arroz e água. É só cozinhar o arroz. (Confesso que esqueci de tirar a foto após colocar o arroz, é que a gula tava maior).

Detalhe, nada de ficar mexendo o Carreteiro enquanto ta cozinhando, deixa ele parado e vai tomar um mate, só experimentar vez ou outra para verificar o cozimento do arroz.

Após aproximadamente 15 min cozinhando ta pronto, larga uma salsinha fresca para temperar.

Sou suspeito para comentar, mas esse prato é de um sabor único, um aroma maravilhoso. A frase que sempre vem em mente: “Saudades do Rio Grande

Grande abraço aos amigos,

Obrigado!!!